Você está em: Comunicação > Anhembi > Releases

Anhembi

27 de março de 2014

Show do Guns N’ Roses no Anhembi deve movimentar o turismo de São Paulo

O grupo agradecendo a plateia durante apresenta. Foto: Divulgação.

O grupo agradece a plateia durante apresentação. Foto: Divulgação.

São Paulo, 26 de março de 2014 – Na próxima sexta-feira, 28 de março, o Guns N’ Roses volta a São Paulo, desta vez com a turnê do disco “Chinese Democracy”. A banda norte-americana, que teve seu auge nos anos 90, vai apresentar seus maiores sucessos na Arena Anhembi, onde já esteve em 1992.

De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), Wilson Poit, os shows de grandes bandas e artistas são altamente rentáveis para a cidade, pois atraem muitos visitantes. “Mais de um terço do público desse tipo de evento é de fora da cidade, especialmente do interior de São Paulo e de estados do sudeste e sul do país. Eles vêm para a capital paulista em razão do show, mas costumam ficar todo o fim de semana e movimentam a economia da cidade”, diz.

Ele cita uma série de pesquisas em shows no Anhembi, realizadas pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos estatísticos da SPTuris. Esses levantamentos traçaram um perfil do público e dos turistas atraídos para essas apresentações, como foi o caso do show do Red Hot Chili Peppers, em 2011, na Arena Anhembi. “Devemos ter um perfil bastante próximo. Podemos esperar um público jovem, entre 18 e 24 anos, em sua maioria estudantes, com gastos de cerca de R$ 500 e formas de se hospedar mais baratas, como casas de amigos ou parentes, hostels e hotéis econômicos”, afirma. As pesquisas na íntegra estão disponíveis no site www.observatoriodoturismo.com.br

Grupo volta ao Anhembi quase 22 anos depois

Show do Guns N’ Roses. Foto: Divulgação.

A previsão do tempo para a apresentação do Guns N’ Roses desta sexta-feira, no Anhembi, é de céu com pouca variação de nuvens e temperatura em torno dos 22ºC à noite. Muito diferente do cenário com chuvas torrenciais há quase 22 anos, quando o grupo conduzido por Axl Rose se apresentou no mesmo lugar, em dezembro de 1992.

A passagem foi durante a turnê de “Use Your Illusion”, com duas noites de chuva implacável e um público absolutamente fiel. Na primeira noite, dia 10 de dezembro de 1992, uma quinta-feira, abriram o espetáculo com o hit daquele ano, “Welcome to the Jungle”. Mesmo com toda a água que caía, a banda interpretou com energia outros sucessos como “Don’t Cry”, “Patience”, “Sweet Child O’ Mine” e “November Rain”.

A chefe de equipe das Centrais de Informação Turística (CITs) da SPTuris, Silvia Chimenti, ainda não trabalhava na empresa na época, mas assistiu ao show e lembra de detalhes marcantes. “Chovia torrencialmente e vim bem cedo com o namorado da época, minha mãe e irmã para pegar um bom lugar na pista. A produção pedia para o público esperar e, quando o Guns subiu ao palco, ainda vimos o guitarrista Slash no piano de cauda. Foi enlouquecedor!”, afirma.

A apresentação do dia seguinte foi adiada em razão da chuva, mas, mesmo assim, a tempestade não deu trégua e o show do dia 12 também aconteceu debaixo d’água, com o local lotado e um público muito empolgado. Estima-se que entre 70 e 80 mil pessoas compareceram às apresentações.

Para os shows históricos no Brasil, a banda tinha viajado com dois aviões Boeing (um com 83 pessoas da produção e o outro com 130 toneladas de equipamentos) e o guitarrista Slash havia trazido nada menos do que 13 guitarras para a turnê.

Sobre a Arena Anhembi

Guns N’ Roses. Foto: Felipe Panfili/ Divulgação.

Inaugurado no início de 1991, o Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, mais conhecido como Sambódromo do Anhembi, é um dos maiores e mais conhecidos locais para shows na capital paulista. Conta com vários espaços disponíveis, entre eles a Arena Anhembi, que ocupa a chamada área da Concentração com 23 mil m² e capacidade para mais de 30 mil pessoas.

Desde sua inauguração, o Sambódromo já passou por diversas reformas e melhorias e conta com estrutura completa para diferentes tipos de eventos, incluindo banheiros fixos, bares e lanchonetes, posto médico, salas de apoio e canaletas de piso para evitar alagamentos.

As duas apresentações do Guns N’ Roses no Anhembi em 1992 foram os primeiros megashows de uma banda internacional do momento realizado em espaço aberto na cidade de São Paulo, e abriram precedentes para vários outros artistas desembarcarem nos anos seguintes na capital paulista.

Desde então, a Arena Anhembi passou a receber diversos shows e festivais de música, com cerca de 30 eventos do gênero por ano. Já passaram grandes nomes como Carlos Santana, Jack Johnson, Black Eyed Peas, Green Day, Amy Winehouse, Ozzy Osbourne, Judas Priest, Whitesnake, Red Hot Chili Peppers e diversos festivais, entre eles o Monsters of Rock.

Desde o final de 2012, o Espaço Anhembi – localizado no setor I – possui estrutura fixa coberta que permite utilizar a área para eventos de formatos variados para cerca de três mil pessoas. Se usada de forma simultânea com a pista do Sambódromo e a arquibancada Monumental (setor B), a capacidade pode chegar até 18 mil pessoas.

Para fazer um tour virtual em 360º para conhecer os espaços do Anhembi, acesse: www.anhembi.com.br/360