15 de junho de 2012

São Paulo vence prêmio entre destinos indutores brasileiros

A cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar – juntamente com Recife e Foz do Iguaçu – entre todos os 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, priorizados pelo Ministério do Turismo (MTur).

O anúncio foi feito durante o Fórum da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) realizado ontem, 13 de junho (quarta-feira), em Foz do Iguaçu, pouco antes da abertura do Festival de Turismo das Cataratas, que vai até sexta-feira (15).

A premiação, feita pelo MTur e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), utiliza como base o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2011, apurado anualmente, desde 2008, em pesquisas de campo realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo avalia 65 destinos de todo o Brasil, sendo 27 capitais, e analisa, no total, 13 dimensões de cada localidade: infraestrutura; acesso; serviços e equipamentos turísticos; atrativos turísticos; marketing e promoção do destino; políticas públicas; cooperação regional; monitoramento; economia local; capacidade empresarial; além de aspectos sociais, ambientais e culturais.

O prêmio foi recebido pelo vice-presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Tasso Gadzanis, que ressaltou que os esforços que estão sendo feitos para melhorar ainda mais a cidade. “É um grande reconhecimento receber esta premiação. São Paulo é a maior metrópole do Hemisfério Sul e também o principal destino do Brasil, com cerca de 12 milhões de visitantes ao ano. É um desafio planejar e estruturar o turismo em um município tão superlativo, mas estamos convictos de que nossas ações e as parcerias que estamos estabelecendo têm melhorado muito a estrutura receptiva da cidade e atraído mais turistas, como mostram os indicadores”, disse. “E a Copa vem aí, já estamos preparando a cidade e tomando várias medidas”, lembrou Gadzanis, que também é vice-presidente de Relações Institucionais da Anseditur.

O Ministério do Turismo deverá disponibilizar o estudo em sua página na Internet até o fim desta semana.