Autódromo de Interlagos

18 de dezembro de 2013

Pesquisa durante Fórmula 1 traçou o perfil do público presente ao evento

Por: Web Matser

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A São Paulo Turismo (SPTuris), por meio do Observatório de Turismo e em parceria com os organizadores do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, realizou uma pesquisa junto ao público que esteve presente no Autódromo de Interlagos nos dias 23 e 24 de novembro de 2013. Foram entrevistados 983 participantes do evento, procedentes de 18 países, com destaque para Argentina, Uruguai e Chile, e 266 cidades, entre elas Campinas, Brasília e Rio de Janeiro.

Comparada aos resultados obtidos na pesquisa de 2012, com uma abordagem metodológica similar, observou-se que a edição de 2013 despertou atenção ligeiramente maior do público masculino, aumento da faixa etária e instrução superior dos participantes, além de apontar preferência pela hospedagem nos hotéis/flats da cidade (67,7%), com uma opção de “bate-volta” (12,6%) quase que semelhante à “casa de amigos e parentes” (17,5%).

Os brasileiros entrevistados (86,4%), excluídos os residentes em São Paulo (32,8%), confirmaram uma permanência na cidade equivalente a 2,3 dias, em média, com gastos de R$ 2.444 no período. Os estrangeiros permaneceram 3,58 dias e gastaram R$ 3.786, incluindo hospedagem, alimentação, compras, lazer e transporte na cidade.

O item: “compras”, além do próprio evento F1, é a atividade preferida pelos turistas pesquisados (19,1%), seguida pela gastronomia local (16,1%), e a vida noturna/bares (12,4%), entre outras.

Os gastos do público durante o evento foram de R$ 414 e R$1.097 para os brasileiros e estrangeiros, respectivamente.

O meio de transporte mais utilizado pelos turistas para chegar a São Paulo foi o avião (62,61%), seguido por automóvel (27,07%).

A avaliação da cidade pelos turistas demonstrou grande aprovação. Os itens melhor avaliados foram “gastronomia”, “opções de compras” e “lazer/entrenimento”, com mais de 70% de notas acima e muito acima das expectativas.

Gráfico da pesquisa Fórmula 1 2013. Reprodução.

Veja a pesquisa na íntegra em www.observatoriodoturismo.com.br.