Você está em: Comunicação > Releases

Releases

13 de fevereiro de 2018

Pesquisa Carnaval 2018 mostra satisfação do público com o evento

Por: SPTuris

Tags:

Foliões afirmaram que a organização melhorou. Também houve aumento no número de pessoas que receberam turistas em suas casas para curtir a festa

O Carnaval 2018 de São Paulo já pode ser considerado um sucesso. Ao menos é o que indica a pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo) nos dias 3, 4, 9, 10 e 11 de fevereiro. No total foram entrevistadas mais 2,2 mil pessoas nos principais blocos de rua e também no Sambódromo. A pesquisa possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os principais resultados no Carnaval de Rua, a pesquisa mostrou de 7% das pessoas eram de fora da cidade, sendo que 1% eram estrangeiros. Entre os paulistanos, 21% disseram que receberam parentes ou amigos de outras cidades para curtirem o Carnaval na capital paulista, um aumento de quase 50% em relação ao ano passado. O gasto dos turistas também subiu de R$ 519 para R$ 683 para uma permanência de 4 dias, o que significa um crescimento de 28%. A maioria (26%) ficou em casas de amigos ou parentes.

Muitos dos foliões – 35,3% – estiveram no Carnaval de Rua paulistano pela primeira vez. E a organização foi elogiada: quase 70% disseram que está melhor do que no ano passado. Além disso, 88,6% afirmaram que a Prefeitura de São Paulo deve continuar apoiando o Carnaval de Rua da cidade.

Os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi também fizeram bonito. Aproximadamente 34% das pessoas eram de fora da capital paulista, um aumento de 66% e o maior índice de não-residentes já registrado no Carnaval da passarela do samba paulistana. Entre os moradores da cidade, 22% disseram que receberam pessoas de fora em suas casas para o Carnaval, um crescimento de 100% em relação ao ano anterior.

O gasto dos turistas também aumentou, passando de R$ 957 para R$ 1.151 para uma permanência de 3 dias, um incremento de 20% em relação a 2017. A maioria – 21% – ficou em hotéis e 11% utilizaram hospedagem por aplicativos e sites.

Quase metade do público foi ao Sambódromo pela primeira vez: 46%. Entre os que retornaram, quase 70% disseram que a organização melhorou.

Veja abaixo os números detalhados da pesquisa, que estará disponível no site do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris na próxima semana: www.observatoriodoturismo.com.br.

 

CARNAVAL DE RUA – PRINCIPAIS RESULTADOS

Pesquisa realizada nos 2 primeiros finais de semana oficiais do Carnaval de Rua de São Paulo, nos principais blocos carnavalescos, com 1104 entrevistas. A margem de erro é de até 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

 

Origem do público

Brasileiros x Estrangeiros

Tivemos cerca de 1% do público de outros países

 

Paulistanos x não residentes

93,2% paulistanos x 6,8% outras cidades

 

Recebeu amigos e/ou parentes de fora de São Paulo em casa por conta do carnaval?

2017: 13,2% disseram que sim

2018: 20,9% disseram que sim

Aumento de quase 50% em paulistanos entrevistados nos blocos que afirmaram receber parentes e/ou amigos de fora de São Paulo durante o Carnaval.

 

Gasto médio e permanência do turista:

2017: R$ 519 em cerca de 4 dias

2018: R$ 663 em cerca de 4 dias

Gastos aumentaram 27,7% em relação ao Carnaval de 2017, para a mesma permanência.

 

Meio de hospedagem

2017: 5,1% ficaram em hotéis e 87,6% fizeram bate-volta

2018: 5,8% ficaram em hotéis e 49,4% fizeram bate-volta

Destaque também para 25,9% que ficaram em casa de amigos e parentes (em 2017 foram só 3,7%), em acordo com o aumento expressivo de pessoas entrevistadas que afirmaram receber amigos/ parentes em casa.

 

Pretende ir a outro evento de Carnaval na cidade?

2017: A quantidade de pessoas que afirmou interesse em ir a outros eventos era de 60,9%. Sambódromo representou 13,7%; outros blocos, 27,2%.

2018: A quantidade de pessoas que afirmou interesse em ir a outros eventos era de 60,8%. Sambódromo representou 6,3%; 40,9%.

 

Primeira vez no Carnaval de Rua?

2017: 35,4% vieram pela primeira vez

2018: 35,3% vieram pela primeira vez

 

Avaliação do Carnaval de Rua

 

Vi ambulâncias para atendimento emergencial

Sim 67,3%

Não 32,7%

 

A circulação nas ruas foi fácil

Sim 77,4%

Não 22,6%

 

Sinto-me seguro no Carnaval de Rua

Sim 73,3%

Não 23,7%

 

A organização melhorou em relação aos anos anteriores (somente para os retornantes)

Sim 68,9%

Não 31,1%

 

Boa variedade de alimentos e bebidas

Sim 67,0%

Não 33,0%

 

Cheguei com facilidade no local

Sim 83,9%

Não 16,1%

 

A ruas estavam limpas para a passagem do bloco

Sim 79,1%

Não 20,9%

 

A prefeitura deve continuar apoiando o Carnaval de São Paulo

Sim 88,6%

Não 11,4%

 

Tótens de informação e sinalização nas ruas eram suficientes

Sim 50,8%

Não 49,2%

 

CARNAVAL NO SAMBÓDROMO – PRINCIPAIS RESULTADOS

Pesquisa realizada nos dois dias de desfile do grupo especial, nos setores destinados ao público para venda de ingressos.

Foram 1121 entrevistas, com erro amostral de até 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

 

Origem do público

Brasileiros x Estrangeiros

Tivemos cerca de 1% do público de outros países (99,1% brasileiros x 0,9% estrangeiros)

 

Paulistanos x não residentes

66,3% paulistanos x 33,7% outras cidades

Houve um aumento de 66,3% no público de fora de São Paulo. É o maior público de não-residentes já registrado nas pesquisas do Carnaval no Sambódromo.

 

Recebeu amigos e/ou parentes de fora de São Paulo em casa por conta do carnaval?

2017: 11,1% disseram que sim

2018: 22,0% disseram que sim

Aumento de 100% nos paulistanos entrevistados no sambódromo que afirmaram receber parentes e/ou amigos de fora de São Paulo durante o Carnaval em relação ao ano anterior

 

Gasto médio e permanência do turista:

2017: R$ 957 em cerca de 3 dias

2018: R$ 1.151 em cerca de 3 dias

Gastos aumentaram 20,2% em relação ao Carnaval de 2017, para a mesma permanência.

 

Hospedagem

2017: 17,4% ficaram em hotéis e 57% fizeram bate-volta

2018: 21,2% ficaram em hotéis e 34,5% fizeram bate-volta

Destaque também para 11% que utilizaram hospedagem por aplicativos/ sites de locação on-line (em 2017 foram só 2%).

 

Pretende ir a outro evento de Carnaval na cidade?

2017: 57% dos entrevistados falaram que iriam curtir o Carnaval além do Sambódromo. Destaque para 33% dos entrevistados que iriam curtir os blocos de carnaval na rua.

2018: 21,4% dos entrevistados iriam curtir o Carnaval além do Sambódromo. Foi uma diferença expressiva em relação ao ano anterior. 13,6% disseram que iriam curtir os blocos.

 

Primeira vez no Sambódromo?

2017: Sim (48,4%)

2018: Sim (46,2%)

 

Perfil sócio-demográfico

 

Gênero

2017: Masculino (51,7%) Feminino (48,3%)

2018: Masculino (42,1%) Feminino (57,9%)

Público feminino aumentou expressivamente (29,8%) em relação ao ano passado

 

Faixa etária predominante:

2017: 30 a 39 anos (34,6%)

2018: 40 a 49 anos (23,2%)

 

Avaliação dos desfiles no Sambódromo

 

Vi ambulâncias para atendimento emergencial

Sim 73,5%

Não 26,5%

 

A circulação na arquibancada foi fácil

Sim 89,6%

Não 10,4%

 

Sinto-me seguro no Sambódromo

Sim 89,6%

Não 10,4%

 

A organização melhorou em relação aos anos anteriores (somente para os retornantes)

Sim 68,6%

Não 31,7%

 

O evento está bem organizado (somente para quem veio pela primeira vez)

Sim 65,1%

Não 34,9%

 

Boa variedade de alimentos e bebidas

Sim 90,8%

Não 9,2%

 

Cheguei com facilidade no local

Sim 89,2%

Não 10,8%

 

A arquibancada estava limpa

Sim 96,6%

Não 3,4%

 

A Prefeitura deve continuar apoiando o Carnaval de São Paulo

Sim 74,7%

Não 25,3%

 

Tótens de informação e sinalização eram suficientes

Sim 88,4%

Não 11,6%