Autódromo de Interlagos

7 de novembro de 2014

Pelas redes sociais, equipes e pilotos de Fórmula 1 exaltam mudanças no Autódromo de Interlagos

Por: SPTuris

Tags:

Pista “macia”, asfalto “impressionante” e “casa de incontáveis corridas icônicas” foram algumas das afirmações no Twitter

São Paulo, 7 de novembro de 2014 – Foram realizados hoje, dia 7 de novembro, no Autódromo de Interlagos, os treinos livres para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, o maior evento automobilístico do Brasil, e os comentários são muito positivos das equipes e dos pilotos que pisaram fundo na pista do circuito renovado.

Pela manhã, logo após os primeiros testes, a Mercedes comentou em sua conta no Twitter como o atual líder da temporada 2014, Lewis Hamilton, havia achado “macio” o asfalto da pista, que passou por um recapeamento completo. A admiração do piloto inglês pelo automobilismo brasileiro já é conhecida; em entrevista concedida ontem (6) à BBC, Hamilton falou de sua admiração por Ayrton Senna, ícone do esporte nacional: “Senna foi o piloto que me inspirou e a quem eu sempre quis ser igual. Seu legado está mais forte do que nunca aqui no Brasil”, comentou.

O depoimento do segundo colocado no campeonato e único corredor que ainda tem chances matemáticas de tirar o título de Hamilton, Nico Rosberg, que também compete pela Mercedes, não ficou atrás do companheiro na hora de elogiar o circuito paulistano: “Eu realmente adoro esse circuito e, em geral, ele proporciona uma corrida repleta de ação”, comentou em artigo publicado na última quarta-feira, dia 5, no site da equipe alemã.

A Lotus, que tem como pilotos Pastor Maldonado e Romain Grosjean, classificou como “impressionante” o novo asfalto da pista ontem em sua conta do Twitter, ao passo que a Red Bull Racing, escuderia defendida por Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, comentou, também na rede de microblogs, a beleza da decoração verde e amarela especialmente preparada para o GP do Brasil.

Já a McLaren, pela qual correm os pilotos Jenson Button e Kevin Magnussen, definiu o Autódromo de Interlagos como “casa de incontáveis corridas icônicas”. Outras personalidades do mundo automobilístico, como Marc Gené, piloto de testes da Ferrari, também comentaram positivamente as mudanças no Autódromo, cuja pista voltará a ser palco de grandes emoções amanhã, dia 8, quando ocorrem os treinos classificatórios, e no domingo, dia 9, data em que será realizada a prova.

Novo asfalto e mais segurança

O recapeamento total da pista foi feito a partir de meados de julho de 2014, com cobertura asfáltica especial mais duradoura, que elimina ondulações na pista e propicia maior aderência aos veículos. O “pitlane”, trecho da reta em frente aos boxes, também recebeu novo piso, mais resistente, além de novo sistema de drenagem.

Na entrada dos boxes, a pista de acesso foi alargada e antecipada em cerca de 300 metros, dando mais segurança aos pilotos. Já na saída dos boxes, na curva “S do Senna”, foi criada uma área de escape maior para deixar o trecho mais seguro. As intervenções foram feitas com verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério do Turismo e terão a segunda etapa a partir de dezembro deste ano.