10 de maio de 2018

Observatório do Turismo da SPTuris participa de encontro nacional

Durante o 2º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, que aconteceu de 8 a 10 de maio no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (Paraná), o Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo) esteve presente nas discussões sobre o campo de pesquisas e monitoramento do setor turístico brasileiro.

O coordenador do Observatório, Fabio Montanheiro, e a gerente de Comunicação e Pesquisa, Lilian Natal, representaram a empresa no pré-evento com técnicos de todo o país para debater metodologias, operacionalização de pesquisas e novidades dos outros núcleos de estudo espalhados por diversos estados.

Grupo de representantes de observatórios. Foto: Divulgação.

“Do ponto de vista técnico, há um interesse grande dos Observatórios em padronizar as metodologias para realização das pesquisas, adaptando os instrumentos de pesquisa às realidades locais. Este é um importante passo para a formatação de uma futura rede de dados, que possibilita a comparação entre os mercados e melhora o conhecimento de toda a cadeia produtiva do turismo. Precisamos seguir em frente com nossos estudos e incentivar os novos observatórios na criação de indicadores”, afirmou Fabio Montanheiro.

Na quarta-feira (9) foram oferecidos mini-cursos relacionados à utilização de conteúdos de turismo em mídias sociais, reputação de destinos e recomendação na internet, avaliação e mensuração de impactos econômicos, entre outros.

Também foi realizada uma palestra com Federico Zerba, do Observatório Turístico da cidade de Buenos Aires, na Argentina, para falar sobre “Os observatórios de turismo como instrumentos para a construção de destinos turísticos inteligentes”. Finalmente, um debate com representantes de diferentes entidades encerrou o dia com o tema “Como viabilizar a realização e divulgação de pesquisa para facilitar e tomar decisões?”.

Lilian Natal, gerente de Comunicação e Pesquisa da SPTuris, fala em mesa durante encontro. Foto: Divulgação.

“Esse encontro foi essencial para fortalecer a Rede de Observatórios, cujo objetivo é ajudar um ao outro, gerar inovação e estimular novas formas de produzir pesquisa e análise de dados no setor, o que é imprescindível para ações assertivas. O Observatório de Turismo da SPTuris foi o primeiro do país, que nasceu há 13 anos, e agora ficamos muito felizes em ver o crescimento desta categoria, mostrando a importância da pesquisa em turismo. Estamos muito satisfeitos com o resultado do encontro”, disse Lilian Natal.

Sobre o Observatório da SPTuris

Criado em 2005, o Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (OTE), núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da São Paulo Turismo (SPTuris), analisa o comportamento do turismo paulistano, contribuindo para que o destino se torne cada dia melhor para seus visitantes e moradores.

Referência nacional, o Observatório é membro oficial da Rede de Observatórios de Turismo da Organização Mundial de Turismo (OMT) desde maio de 2016, ligada à Organização das Nações Unidas. Além disso, faz parte de uma página exclusiva no portal da entidade internacional, numa rede com outros observatórios pelo mundo.

As pesquisas e outros materiais elaborados pelo Observatório estão disponíveis no site www.observatoriodoturismo.com.br