Cidade de São Paulo

6 de março de 2015

Especial Dia Internacional da Mulher: conheça a mulher que está na linha de frente do turismo paulistano há dez anos

Por: Web Matser

Tags:

Diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo, Luciane Leite. Foto: Divulgação.

Diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo, Luciane Leite. Foto: Divulgação.

“Soteropaulistana”. É assim que a Diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), Luciane Leite, refere-se a sua origem. Embora tenha nascido em UruÍ uca, município localizado entre Itacaré e Ilhéus, no litoral sul da Bahia, ela reside na capital paulista há dez anos e se considera nativa da capital paulista também. “Eu amo São Paulo, me apaixonei por essa cidade. Divulgar tudo que ela tem de melhor para os visitantes é um prazer diário. Sou paulistana de coração”, afirma.

Formada em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia, com MBA em Marketing cursado na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Especialização em Marketing de Destino Turístico pela George Washington University, morou no exterior por quase quatro anos em diversos países. Logo depois de formada, a convite da DZT (Deutsche Zentrale für Tourismus), órgão oficial de turismo alemão, trabalhou em sua sede em Frankfurt e ainda em Londres e em Paris, onde além de adquirir experiência na promoção do turismo institucional, aprofundou-se em suas maiores paixões: idiomas, conhecimento de diversas culturas e viagens.

De volta ao Brasil, atuou no Turismo do Estado da Bahia e também na cidade de Salvador, por 15 anos. Durante este período foi uma das principais responsáveis pela construção, divulgação e consolidação da imagem deste importante destino turístico no mercado internacional. “Fizemos um extenso trabalho no turismo da Bahia, que estava em plena ascensão. Os frutos são colhidos até hoje”, ela diz.

Em 2005, Luciane aceitou um convite inesperado e desafiador: mudar-se para São Paulo para trabalhar na construção da imagem da capital paulista como um destino turístico cultural e de lazer e ainda fortalecer o conceito do destino de negócios e eventos da metrópole. Assumiu então a diretoria de Turismo e Entretenimento da SPTuris e trouxe uma experiência de 20 anos no setor.

Ao chegar a São Paulo, deparou-se com um destino já reconhecido e fortalecido como capital dos negócios. O desafio estava em mostrar um outro lado da capital. “Não foi fácil. Para um destino consolidado como de negócios, achar espaço no concorrido mercado nacional para divulgar sua faceta de entretenimento e cultura parecia quase impossível. Mas São Paulo surpreendeu até a mim. Hoje a cidade é reconhecida como maior destino do país também em outros segmentos, além do lazer. Para isso, elaboramos diversas campanhas e aos poucos fomos ganhando mercado. Hoje, depois do sucesso que tivemos na Copa do Mundo de 2014 e os diversos prêmios que recebemos, entre eles, o Trip Advisor, posso dizer que me
sinto realizada”, exalta.

Entre 2010 e 2011 Luciane também teve uma passagem pelo governo estadual, quando integrou a equipe que comandava o turismo paulista. Em 2011, retornou para a SPTuris com ainda mais vontade de transformar São Paulo na capital do turismo no Brasil. “Muitas pesquisas mostram o bom desempenho de São Paulo no setor e em 2017 devemos ser o principal destino da América Latina”, afirma.

Quando questionada sobre um diferencial que só as mulheres possuem a frente dos negócios, a diretora destaca: sensibilidade e o poder da multitarefa. “Acredito que as mulheres têm mais tato para lidar com novidades e crises. Conseguimos manter os pés no chão e traçar o melhor caminho a ser percorrido. Além disso, temos o verdadeiro poder especial da versatilidade. Conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo sem perder o foco”, conclui.