Você está em: Comunicação > Releases

Releases

8 de março de 2019

Carnaval no Sambódromo tem triplo de turistas estrangeiros e deve ultrapassar R$ 220 milhões em movimentação

Por: SPTuris

Tags:

O Carnaval de São Paulo 2019 no Sambódromo do Anhembi teve a Mancha Verde como campeã inédita e a cidade comemora também com o crescimento dos turistas que foram conferir os desfiles das escolas.

Pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos) revela que aumentou em 26,4% a presença de turistas na passarela do samba, passando de 33,3% em 2018 para 42,1%.

O crescimento foi principalmente de turistas do interior do estado de São Paulo, que foi de 4,9% ano passado para 10,3% em 2019, e também dos estrangeiros, que representavam 0,7% em 2018 e passaram para 2,3% este ano, ou seja, mais do que o triplo.

A permanência média geral dos turistas presentes no Sambódromo também teve aumento de 39,5%, passando de 3 para 5 dias no comparativo com o ano anterior.

Já o gasto médio no período de permanência – que inclui transporte, alimentação, compras, hospedagem e lazer na cidade – diminuiu R$ 91 em relação a 2018, passando de R$ 1.151 para 1.060. No entanto, essa queda foi compensada pelo crescimento dos turistas e a estimativa é de que a movimentação na cadeia produtiva do turismo passe os R$ 220 milhões na cidade.

Entre os paulistanos que responderam ter permanecido na capital paulista motivados pelo Carnaval, o levantamento mostrou aumento de 5,6 pontos percentuais (ou 11,1%), passando de 50,1% em 2018 para 55,7% em 2019.

Confira abaixo os dados prévios da pesquisa realizada com mais de 1,3 mil pessoas em todos os setores destinados ao público pagante, nos dias 1º e 2 de março, durante os desfiles do Grupo Especial. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os dados serão consolidados para o relatório final e disponibilizados em breve no site do Observatório: www.observatoriodoturismo.com.br

 

Pesquisa de Carnaval no Sambódromo 2019

Moradores x turistas

2018

Residentes em SP: 66,7%
Grande SP: 23,1%
Interior de SP: 4,9%
Outros estados: 4,6%
Internacional: 0,7%

2019

Residentes em SP: 57,9%
Grande SP: 24,6%
Interior de SP: 10,3%
Outros estados: 4,9%
Internacional: 2,3%

Ficou em São Paulo motivado pelo Carnaval?
(Pergunta exclusiva aos paulistanos)

2018: Sim 50,1%

2019: Sim 55,7%

Recebeu amigos e/ou parentes em casa para curtir o carnaval em São Paulo?
(Pergunta exclusiva aos paulistanos)

2018: 22%

2019: 20,3%

Pretende realizar alguma atividade ligada ao Carnaval em São Paulo durante sua permanência na cidade?

2018: 22,5%

2019: 31,4%

Permanência média dos turistas em São Paulo

2018: 3 dias

2019: 5 dias

Gasto médio no período de permanência (inclui transporte, alimentação, compras, hospedagem e lazer na cidade)

2018: R$ 1.151,00

2019: R$ 1.060,00

Hospedou-se em hotéis na cidade:

2018: 21,5%

2019: 26,2%

Atividades turísticas que realizou na cidade durante a permanência*:

Gastronomia: 46,4%
Compras: 28,6%
Vida Noturna / bares: 21,4%
Passeios Turísticos 21,4%
Outras: 21,4%
Visita a parentes e amigos: 17,9%
Negócios / Eventos: 14,3%
Parques / Áreas verdes: 14,3%
Nenhuma: 7,1%
Teatro / Cinema / Show: 3,6%
Museus / centros culturais: 3,6%
*permite múltiplas respostas somatória acima de 100%

 

AVALIAÇÃO DO EVENTO

Porcentagem de avaliações positivas (resposta SIM) para as seguintes afirmações:

Os banheiros disponíveis foram suficientes.

2018: 38,7%
2019: 56%

Vi ambulâncias para atendimento emergencial.

2018: 67,3%
2019: 67,3%

A circulação pela arquibancada foi fácil.

2018: 89,6%
2019: 88,4%

Sinto-me seguro dentro do Sambódromo.

2018: 89,6%
2019: 93,3%

O evento está bem organizado.

2018: 65,1%
2019: 88,1%

A organização melhorou em relação aos anos anteriores.

2018: 68,6%
2019: 61,8%

Boa variedade de alimentos e bebidas.

2018: 90,8%
2019: 59,6%

Cheguei com facilidade ao Sambódromo.

2018: 89,2%
2019: 84,2%

A arquibancada estava limpa.

2018: 96,6%
2019: 84,9%

A Prefeitura deve continuar investindo no Carnaval de São Paulo.

2018: 74,7%
2019: 97%

Informação e sinalização foram suficientes para minha orientação.

2018: 88,4%
2019: 79,3%