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9 de março de 2020

Carnaval no Sambódromo do Anhembi gerou impacto econômico de R$ 227 milhões em São Paulo

Por: SPTuris

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Pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris apontou que turistas representaram 36,7% do público e gastaram, em média, R$ 865 em quatro dias na cidade

Desfile da Águia de Ouro, campeã do Carnaval de SP 2020. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

Desfile da Águia de Ouro, campeã do Carnaval de SP 2020. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

A escola de samba campeã do Carnaval de São Paulo 2020 foi a Águia de Ouro, após a Apuração dos desfiles no Sambódromo do Anhembi realizada 25 de fevereiro. E a cidade também comemora a movimentação financeira trazida pelos turistas que assistiram aos desfiles na passarela do samba.

Segundo pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos), a presença de turistas foi de 36,7%, com aumento de pessoas do interior do Estado de São Paulo e de outros Estados, em comparação a 2019. O gasto médio desses visitantes com hospedagem, transporte, alimentação, compras e outras opções de lazer foi de R$ 865 durante praticamente quatro dias de permanência média. O impacto financeiro do evento na cidade é de R$ 227 milhões, considerando-se a cadeia produtiva do turismo na capital paulista, além dos investimentos feitos para a realização dos desfiles.

Outro dado relevante foi que, entre os paulistanos entrevistados, mais da metade (53,5%) afirmou a preferência por permanecer na cidade motivados pelo Carnaval – inclusive por causa dos blocos do Carnaval de Rua. Entre todos os que responderam à pesquisa, 37% disseram que, além do Sambódromo, iriam a blocos, desfiles nos bairros ou bailes de Carnaval.

Sabrina Sato, rainha de bateria da Gaviões da Fiel. Foto: Jefferson Pancieri/ SPTuris.

Sabrina Sato, rainha de bateria da Gaviões da Fiel. Foto: Jefferson Pancieri/ SPTuris.

A faixa etária predominante foi de 30 a 39 anos (25,7%), seguidos de 21,1% com 40 a 49 anos. O gênero predominante é o feminino (55,2%). Os meios de transporte mais utilizados para se chegar ao local foram carro e metrô, ambos com 30,6% da preferência, seguidos de ônibus, com 32,1%, e aplicativos, com 25,6% (mais de uma resposta era permitida). Entre os moradores, a maioria dos entrevistados, 32,7%, são da zona Leste, seguidos de 28,8% da zona Norte e 19,3% da zona Sul. Entre os estrangeiros, a principal procedência foi Santiago, com 0,9% e, entre os países, a Alemanha, com 0,3%. Em relação a outras cidades do Brasil, a principal procedência foi de Florianópolis, com 6% e, entre os Estados, o Paraná, com 1,2%. Comparando-se cidades do interior do Estado, o destaque fica com Campinas, com 11,2% dos entrevistados. Na grande São Paulo, o principal emissor é Guarulhos, com 19,5%.

Confira abaixo os dados prévios da pesquisa realizada no Sambódromo do Anhembi com mais de 1.400 pessoas em todos os setores destinados ao público pagante, nos dias 21 e 22 de fevereiro, durante os desfiles do Grupo Especial. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados consolidados para o relatório final serão disponibilizados em breve no site: www.observatoriodoturismo.com.br .

 

Pesquisa de Carnaval no Sambódromo 2020

Moradores x turistas

2019
Residentes em SP: 57,9% 
Grande SP: 24,6%
Interior de SP: 10,3%
Outros estados: 4,9%
Internacional: 2,3%

2020
Residentes em SP: 63,3%
Grande SP: 14,8%
Interior de SP: 14,1%
Outros estados: 6,4%
Internacional: 1,4%

Ficou em São Paulo motivado pelo Carnaval? (Pergunta exclusiva aos paulistanos) 

2019: Sim 55,7%
2020: Sim 53,5%

Recebeu amigos e/ou parentes em casa para curtir o Carnaval em São Paulo? (Pergunta exclusiva aos paulistanos)
2019: 20,3%
2020: 24,7%

Pretende realizar alguma atividade ligada ao Carnaval em São Paulo durante sua permanência na cidade?
2019: 31,4%
2020: 37%

Permanência média dos turistas em São Paulo
2019: 5 dias
2020: 4 dias

Gasto médio no período de permanência (inclui transporte, alimentação, compras, hospedagem e lazer na cidade)
2019: R$ 1.060,00
2020: R$ 865,0

Hospedou-se em hotéis na cidade:
2019: 26,2%
2020: 19,2%

Atividades turísticas que realizou na cidade durante a permanência (permite múltiplas respostas; somatória acima de 100%):

  • Gastronomia 33,3%
  • Compras 18,0%
  • Passeios turísticos 11,8%
  • Vida noturna / bares 11,5%
  • Parques / Áreas verdes 9,8%
  • Teatro / Cinema / Show 8,8%
  • Museus / Centros culturais 8,1%
  • Visita a parentes e amigos 6,4%
  • Outras 1,9%
  • Negócios / Eventos 0,6%

 

Pesquisadora faz entrevista com o público do Sambódromo. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

Pesquisadora faz entrevista com o público do Sambódromo. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

AVALIAÇÃO DO EVENTO

Porcentagem de avaliações positivas (resposta “sim”) para as seguintes afirmações:

Os banheiros disponíveis foram suficientes.
2019: 56%
2020: 59,4%

Vi ambulâncias para atendimento emergencial.
2019: 67,3%
2020: 75,7%

A circulação pela arquibancada foi fácil.
2019: 88,4%
2020: 94,9%

Sinto-me seguro dentro do Sambódromo.
2019: 93,3%
2020: 93,4%

O evento está bem organizado.
2019: 88,1%
2020: 92,3%

A organização melhorou em relação aos anos anteriores.
2019: 61,8%
2020: 75,9%

Boa variedade de alimentos e bebidas.
2019: 59,6%
2020: 61,4%

Cheguei com facilidade ao Sambódromo.
2019: 84,2%
2020: 92,6%

A arquibancada estava limpa.
2019: 84,9%
2020: 89,9%

A Prefeitura deve continuar investindo no Carnaval de São Paulo.
2019: 97%
2020: 96,2%

Informação e sinalização foram suficientes para minha orientação.
2019: 79,3%
2020: 77,2%

Nota para o Sambódromo: média 8,7, mediana 9 e moda, 10.

Pesquisadora faz entrevista com o público do Sambódromo. Foto: Joyce Cury/ SPTuris.

Pesquisadora faz entrevista com o público do Sambódromo. Foto: Joyce Cury/ SPTuris.