Autódromo de Interlagos

11 de março de 2015

Berço do automobilismo, Kartódromo Ayrton Senna é reinaugurado

Por: SPTuris

Tags:

Pista foi reaberta com várias melhorias e recebeu no último fim de semana a segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart – SKB.

Primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart – SKB 2015. Foto: Daniel Maso/ SPTuris.

Primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart – SKB 2015. Foto: Daniel Maso/ SPTuris.

Doze curvas, 1.150 metros de extensão e quase meia década de existência. Este é o Kartódromo de Interlagos, uma das primeiras pistas dedicadas à modalidade, inaugurada em 1970 e que já foi reaberta com asfalto novo e outras melhorias.

De acordo com Chico Rosa, assessor técnico e desportivo do Autódromo de Interlagos, a pista do kartódromo serviu de aprendizado para os principais pilotos brasileiros. “Passaram por aqui o Emerson Fittipaldi, Walter Travaglini, Ayrton Senna, Paulo Carcasci, Rubens Carrapatoso, só para citar alguns”, lembra. “Todos se formaram nesta pista que é uma verdadeira escola no começo de carreira”, reforça.

Muitos pilotos que ainda correm na atualidade treinam kart para se manter em forma. Berço do automobilismo, o equipamento foi rebatizado em 1996 de Kartódromo Ayrton Senna em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1.

Cara nova

Com as reformas realizadas na pista do Autódromo em 2014, o asfalto do kartódromo também foi totalmente recapeado e outras intervenções deram visual renovado ao local. Houve ajuste em todas barreiras de proteção e defensas, pintura da pista e áreas de escape, conserto e instalação de novas grades que separam o circuito da parte externa e áreas técnicas.

Além disso, foi construída uma nova área na arquibancada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, que possui oito vagas reservadas. Recentemente, ventos fortes também danificaram algumas telhas dos boxes e área de serviço, que já foram substituídas e arrumadas. Outra novidade prestes a ser finalizada é a instalação de nove postes em torno da pista, que permitirão o uso noturno do kartódromo.

“Hoje, com o novo asfalto e as demais melhorias, novos e jovens pilotos possivelmente terão sucesso não só no kart, como em outras categorias importantes do automobilismo no futuro”, afirma o experiente e otimista Chico Rosa. “Este kartódromo tem várias opções de traçado e a versão da pista mais longa é difícil e extremamente técnica, por isso a mais completa do Brasil”, conclui Chico.

Largada da prova realizada no fim de semana. Foto: Daniel Maso/ SPTuris.

Largada da prova realizada no último fim de semana. Foto: Daniel Maso/ SPTuris.

Campeonato Paulista

A segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart – SKB 2015 aconteceu no fim de semana dos dias 7 e 8 de março e foi marcado pela retomada das atividades no kartódromo. Nem o mau tempo atrapalhou a realização das provas de diversas categorias, de cadete a super sênior, com corridas disputadas. “A chuva foi só uma dificuldade a mais e ajuda muito na obtenção de experiência para formação dos pilotos”, explica Daniel Maso, ex-piloto e atual assessor do Autódromo.

Pilotos com experiência como Renato Russo e Danilo Dirani estiveram presentes e ganharam em suas categorias. “Rubens Barrichello também esteve presente apoiando seus filhos Eduardo e Fernando, que estão no começo de carreira, mas têm um professor tem “doutorado” no assunto. É assim que se formam pilotos”, destaca Daniel.

O evento contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo e deputado federal Floriano Pesaro, que elogiou o Kartódromo e o Autódromo de Interlagos.