Você está em: Comunicação > Press Kits

Press Kits

10 de junho de 2012

São Paulo ganha novos roteiros temáticos

Por: Comunicação

Tags:

Caixa com oito roteiros temáticos. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

Caixa com oito roteiros temáticos. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) criou novos roteiros temáticos para possibilitarao visitante – e também ao morador – conhecer diferentes aspectos que compõem a cultura e a história da metrópole.

São nove mini guias que trazem informações sobre atrativos, contextualização histórica e dicas para descobrir a cidade a partir dos temas Arquitetura pelo Centro Histórico; Cultura Afro; Arte Urbana; Cidade Criativa; Ecorrural; Independência do Brasil; Café; Futebol; e Mirantes. O objetivo é promover e valorizar cada uma dessas qualidades paulistanas e mostrar uma nova forma de vivenciar a metrópole.

A grande novidade fica por conta ainda do Audioguia (que pode ser baixado pela internet e acompanhado pelo turista durante o passeio por meio de seu MP3 player ou smartphone, por exemplo) e também da Audiodescrição (com descritivo de cada atrativo do trajeto, específico para pessoas com deficiência visual). Ambos estão disponíveis, até o momento, para o roteiro Arquitetura pelo Centro Histórico.

O projeto integra a Agenda 2012, um programa de metas da Prefeitura de São Paulo para a cidade, do qual também fazem parte a construção de novas Centrais de Informação Turística – CITs, a implantação de sinalização turística e a capacitação de agentes turísticos, taxistas e Guarda Civil Metropolitana – todos já concluídos pela gestão municipal, por meio da SPTuris.

Para o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, os roteiros temáticos são essenciais para o turista que vem à cidade. “São Paulo possui uma atmosfera múltipla, resultado da sua diversidade, e os roteiros pretendem auxiliar o visitante a explorar a cultura da metrópole e conhecer o que há de mais representativo em algumas de suas principais facetas”, diz.

Os guias, que também contarão com versão em inglês, serão distribuídos nas Centrais de Informação Turística (CITs) espalhadas pela cidade e em outros locais-chave, como feiras de turismo, além do site www.cidadedesaopaulo.com, onde também é possível baixar o audioguia e a audiodescrição.

Saiba mais sobre cada roteiro:

Arquitetura pelo Centro Histórico de São Paulo

O centro da cidade por si só engloba boa parte da historicidade paulistana. Este roteiro tem como principal atração os movimentos arquitetônicos presentes na região que, aliados ao contexto histórico, revelam a grandeza e a força dessa metrópole.
www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/roteiros/roteiros-tematicos/roteiro-arquitetura

Cultura Afro

A cultura afro é uma das matrizes étnicas da tradição brasileira, por isso o roteiro turístico do tema busca a afrodescendência na trajetória paulista. Alguns destaques do trajeto são o Centro Cultural Africano, o Museu Afro Brasil e o Samba da Vela.
www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/roteiros/roteiros-tematicos/roteiro-afro

Independência do Brasil

O dia 7 de setembro de 1822 representou um grande marco não só para o país, mas também para São Paulo. A cidade presenciou o Grito de Independência, proclamado às margens do riacho Ipiranga, e uma grande mudança no cenário político e econômico do Brasil. O trajeto resgata essa história e passa por alguns dos pontos mais importantes desse período.
www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/roteiros/roteiros-tematicos/roteiro-independencia

Mirantes de São Paulo

A imensidão de São Paulo pode ser contemplada não só economicamente, mas também fisicamente. A cidade possui diversos arranha-céus que guardam uma beleza panorâmica.
www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/roteiros/roteiros-tematicos/roteiro-mirantes

Futebol

O futebol já é um símbolo brasileiro e paulistano. Em São Paulo, estão localizados alguns dos principais times do país. Estádios e museus temáticos revelam um pouco da história do esporte e da paixão dos torcedores que se mistura com a vida do próprio paulistano.
www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/roteiros/roteiros-tematicos/roteiro-futebol

Arte Urbana

Diferentes manifestações artísticas caracterizam a metrópole paulista e são encontradas tanto em museus, quanto em muros e ruas da cidade.
www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/roteiros/roteiros-tematicos/roteiro-arte-urbana

Cidade Criativa

São Paulo hoje se insere no conceito de cidade criativa, pois concilia valores inovadores e vanguardistas, globais e característicos, além de apresentar uma rica manifestação cultural.
www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/roteiros/roteiros-tematicos/roteiro-criativa

Café e a História de São Paulo

Na capital paulista o café representa muito mais do que a segunda bebida mais consumida do mundo; sua economia desencadeou um grande desenvolvimento contribuindo para sua ascensão à maior metrópole da América Latina.
www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/roteiros/roteiros-tematicos/roteiro-cafe

São Paulo Ecorrural

A capital paulista mantém todos os tipos de ambiente. Um exemplo disto são as Áreas de Proteção Ambiental (APAs), regidas por lei, e que já se tornaram pontos ecoturísticos de potencial. As APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos são destaques deste roteiro sustentável, cujo guia é um pouco mais detalhado e traz informações sobre fauna, flora, aldeias indígenas presentes no local e várias outras.
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/roteiros/roteiros-tematicos/roteiro-eco-rural