Você está em: Comunicação > Press Kits

Press Kits

12 de maio de 2015

São Paulo: capital dos negócios e dos grandes eventos

Por: SPTuris

Tags:

Detentora de prêmios importantes, a cidade é líder brasileira em turismo de negócios e recebe eventos tradicionalmente grandiosos

A cidade que não dorme e que realiza um evento a cada seis minutos, só podia ser a líder do país em turismo de negócios, de acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional divulgado pelo Ministério do Turismo. Só no ano de 2014, a cidade recebeu 11,4 milhões de visitantes motivados por negócios e eventos. O número total de turistas foi 15 milhões.

Capacitada para realizar grandes e importantes feiras, congressos e convenções, São Paulo é considerada o coração financeiro do Brasil: amparada por uma ampla estrutura comercial, por uma variedade de espaços para receber grandes eventos, pelo maior parque hoteleiro do Brasil (42 mil apartamentos disponíveis) e pela rica frota de táxis que servem aos executivos, o Observatório de Turismo e Eventos (núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo) estima que a capital paulista recebe, todos os anos, mais de 90 mil eventos de negócios, o que corresponde a 72% de todos os que são realizados em território nacional.

– Resultados em números

No ano de 2014, segundo levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o impacto econômico das feiras de negócios para a capital foi de 16,3 bilhões de reais.

Segundo a pesquisa de Hóspedes em meio e Hospedagens realizado no segundo semestre de 2013, pelo Observatório de Turismo, o estrangeiro que vem para São Paulo motivado por negócios permanece em média 5,2 dias na capital, enquanto o turista nacional permanece 2,7 dias. O gasto médio do turista internacional é de R$ 664 e o do nacional é de R$ 519.

– Projetos

O turista que vem a São Paulo a negócios, também procura por gastronomia, compras e vida noturna, segundo levantamento do Observatório. Foi pensando neste público, que a SPTuris desenvolveu o projeto “Fique Mais um Dia”, um guia com as diversas opções de lazer que podem motivar o turista a prolongar a estadia na cidade.

– Reconhecimento Internacional

• 2012: reconhecida como líder em atração de investimentos no Brasil, pela FDI Intelligence.
• 2013: nomeada a melhor cidade para fazer negócios na América Latina, pelo ranking internacional da America Economia.
• 2014: nomeada a metrópole global mais influente da América Latina no ranking da Chapman Univeristy e CSC de Cingapura.
• Subiu 14 posições no ranking do relatório Doing Business, do Banco Mundial.
• Recebeu o prêmio IFEA World Festival & Event City por ser o destino que não mede esforços para proporcionar um ambiente propício para eventos e festivais bem sucedidos.

– Eventos tradicionais

Além das feiras de negócios, São Paulo apresenta uma vasta programação cultural ao longo do ano. Entre alguns destes eventos estão a Virada Cultural, Virada Esportiva, Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, Salão Internacional de Automóvel, Bienal do Livro, Carnaval de Rua e no Sambódromo, Parada LGBT, São Paulo Fashion Week, Natal Iluminado e Réveillon na Paulista. Sem contar as centenas de shows nacionais e internacionais que ocupam as casas de espetáculos pela cidade o ano todo.