Você está em: Comunicação > Press Kits

Press Kits

5 de junho de 2013

Anhembi Parque tem agitado calendário de eventos

O maior centro de exposições da América do Sul já tem agendamentos até 2016

Com seus 400 mil m², o Anhembi Parque é maior centro de exposições em área e em quantidade e versatilidade de espaços locáveis da América do Sul. As principais feiras já estão confirmadas no calendário do local até 2016, o que significa uma ocupação de 80%, em média, garantida até lá.

São Paulo é a capital latino-americana dos eventos e líder nas Américas nos eventos internacionais, segundo a ICCA (Internacional Congress & Convention Association). Aqui acontecem 90 mil eventos por ano, ou seja, um evento a cada seis minutos e uma feira de negócios a cada três dias. A cidade concentra 75% do mercado brasileiro de feiras, que gera receita de R$ 2,9 bilhões ao ano e a torna um dos mais importantes destinos do mundo para eventos internacionais de negócios. Foram 35 mil expositores presentes em São Paulo dos 43 mil em todo o Brasil.

Segundo dados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), no “Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2012”, 120 das 180 grandes feiras de negócio de 2011 aconteceram na capital paulista. E 30% delas foram no Anhembi Parque, o que garantiu ao local a visita de pessoas de todo o país e do mundo.

Sobre o Anhembi

O complexo do Anhembi Parque – administrado pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo) – apresentou resultados surpreendentes nos últimos anos. A média de ocupação de todos os espaços do Parque foi de 75% em 2009 – aumento de quase 8% em relação ao ano anterior. Em 2010 e 2011, a ocupação média chegou a 80%.

Maior espaço coberto e contínuo da América Latina para exposições, o Pavilhão de Exposições realiza, em média, 22 grandes feiras por ano, com público superior a 70 mil pessoas em cada uma delas. A ocupação do Pavilhãopassou de 78% em 2008 para 83% no ano seguinte e 86% em 2010. No ano passado, fechou em 80%.

Já o Palácio das Convenções fechou 2009 com 45% de ocupação efetiva. Em 2010 e 2011, superou os 60% de ocupação. No Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo (Sambódromo), a ocupação em 2009 foi de 53%, subiu para 77% em 2010 e alcançou 80% em 2011.

Em 2012, o Sambódromo ganhou duas novas áreas para realização de eventos:

Nova Arena Anhembi, espaço ideal para shows e eventos ao ar livre, com capacidade para 24 mil pessoas; e

Espaço Anhembi, estrutura fixa e coberta que reflete a versatilidade de todo o complexo: apresentações musicais, por exemplo, terão a possibilidade de utilizar a estrutura de modo simultâneo e integrado com a arquibancada monumental do setor B e a pista do Sambódromo, que ficam em frente, tornando a capacidade de público dos shows para até 18 mil pessoas.

E este final de ano ainda será agitado no Anhembi, com a realização de um dos maiores eventos da cidade, o 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 24 de outubro a 4 de novembro, seguido do Salão de Veículos Antigos e a 1ª Oktoberfest de São Paulo, ambos em novembro.

Em todo o complexo, são mais de 20 mil expositores por ano e, em média, são realizados 300 eventos a cada 12 meses, entre grandes feiras, congressos, exposições de carros, seminários e workshops, shows musicais nacionais e internacionais, colações de grau e bailes de formatura, entre outros.

O Anhembi possui ainda o maior estacionamento da cidade, com 7,5 mil vagas e capacidade para receber mais de 13 mil veículos por dia (no rotativo).

Shows musicais

Conhecida pela infinidade de opções culturais e feiras de negócios, a capital paulista confirma posição de grande polo para apresentações musicais de artistas nacionais e internacionais de diversos gêneros. E o Anhembi tem sido um dos principais palcos para receber esses eventos pela versatilidade dos espaços, que podem se adaptar ao tamanho e às necessidades de cada um.

Em 2012, o Anhembi já teve grandes apresentações musicais. Janeiro já começou agitado no espaço de eventos com a apresentação do DJ número um do mundo, David Guetta, no Pavilhão de Exposições. O Summer Soul Festival, que no ano passado teve a presença da cantora Amy Winehouse, trouxe no dia 24 de janeiro o músico Bruno Mars como um dos destaques, além do brasileiro Seu Jorge e outros nomes. Logo no dia seguinte, 25 de janeiro, em pleno aniversário de 458 anos de São Paulo, o grupo Exaltasamba faz apresentação de despedida de São Paulo no Pavilhão de Exposições. No segundo semestre, passaram as bandas internacionais Linkin Park e Maroon 5.

Outros grandes eventos musicais no formato de festival também foram realizados este ano, como o Sónar e o Carnafacul, em maio; o Skol Sensation e Pop Music Festival em junho; Festival Nova Brasil e Z Festival, em setembro.

Visitantes no Anhembi

VISITANTES: 11 milhões de visitantes no total (todos os eventos)
FEIRAS: 18 mil expositores e 5 milhões de visitantes
CONGRESSOS:  2 mil expositores e 250 mil visitantes
EXPOSIÇOES DE CARROS:  1,2 milhão de visitantes
SEMINÁRIOS E WORKSHOPS: 220 palestrantes e 16 mil visitantes
SHOWS MUSICAIS: 650 mil pessoas
COLAÇÕES DE GRAU: 15 mil formandos e 120 mil pessoas
BAILES DE FORMATURA: 30 mil pessoas

Museu de Eventos Anhembi Parque

O Museu de Eventos Anhembi Parque é um memorial on-line que traz a história de todos os eventos que acontecem no Anhembi desde sua criação. O espaço possui um túnel do tempo, no qual é possível consultar qualquer feira, show, congresso que tenha passado pelo local desde 1970 e tenha registro. O endereço do site é www.mueap.com.br .

Acompanhe todas as novidades sobre os eventos no Anhembi pelo endereço www.anhembi.com.br. E para saber das informações com ainda mais rapidez e participar de promoções, siga as notícias sobre o espaço no Twitter (@anhembiparque) e no Facebook (www.facebook.com/AnhembiParque).

• Marca SP

• Os últimos: